Modelo de Sequência Didática utilizando Haicais
Sequência Didática:
Objetivos:
ü Apreciar
o texto literário.
ü Compreender
a leitura poética, utilizando o haicai, para percepção desta leitura, separação
das sílabas das palavras que compõe o haicai.
ü Reconhecer
as famílias silábicas e sua importância na leitura e em nossas vidas.
ü Desenvolver
atitude de preocupação com a escrita correta das palavras e sobre a
significação das mesmas.
ü Observar
a regularidade.
Conteúdos: Escrita
e comparação de haicais, estimulando a compreensão textual poética.
Público Alvo:
Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Material necessário: Cópia
dos textos que serão utilizados.
Desenvolvimento da Sequência Didática do
trabalho com os Haicais:
1ª etapa:
Selecionamos 3 haicais (haicais de primavera)
Da janela o azul
Na manhã de primavera
E os jatos e a lua
A tarde cai
No alto da árvore morta
Gorjeia o melro
Finda-se a estação
Um caracol adiantado
Anda no jardim
Inicialmente perguntaremos aos alunos se já ouviram falar
do haicai, se sabem o que significa.
Em seguida explicaremos o que é o haicai de forma clara e
simplificada. Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no
século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No
Japão e na maioria dos países do mundo, é conhecido como Haiku. No Brasil o
Grêmio Haicai Ipê, é um grupo que se reúne desde 1987 para estudar e praticar
esta forma poética. Ele nasce de uma cena.
Explicaremos as regras que compõe o haicai:
ü O
haicai clássico japonês obedece a quatro regras:
ü Consiste
em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 silabas, e não há
necessidade de rima ou titulo.
ü Contém
alguma referência a natureza (diferente da natureza humana)
ü Refere-se
a um evento em particular (ou seja, não é uma generalização)
ü Apresenta
tal evento como “o que acontece agora”, ou seja sempre no presente.
2ª
etapa:
A
seguir faremos a leitura do poema em voz alta para a sala. Pediremos que eles
se separem em duplas, façam a leitura do poema e interpretação, afim de que
percebam sua construção, sua forma de leitura diferenciada dos demais poemas.
Após a explicação da composição do haicai e sua particularidade de números de
silabas por linha, perguntaremos aos alunos se sabem diferenciar a sequência
silábica e fazer a devida verificação. Feito isto daremos sequencia a atividade
proposta que é a leitura e a separação de silabas de cada palavra, trabalhando
as dificuldades de cada aluno, tanto na leitura quanto na interpretação.
3ª etapa:
Faremos
um relato referente às discussões em sala de aula, onde colocaremos as
observações de cada aluno quanto ao que interpretou, entendeu e as possíveis
dificuldades encontradas.
Ouviremos
suas opiniões a respeito do tipo de leitura, pois o haicai se lê de forma
pausada diferente de um poema comum.
4ª etapa:
Como
atividade extraclasse, pediremos aos alunos que conversem em casa sobre o haicai,
com seus familiares e amigos, e pesquisem se eles já conhecem esse tipo de
poema.
Os
relatos dos alunos serão discutidos em sala de aula.
5ª etapa:
Será
proposto aos alunos exercícios, onde iremos trabalhar a construção da escrita,
a interpretação das palavras e do haicai como um todo, a dicção e a silabação.
Atividades com as famílias silábicas, formação de palavras e leitura de textos,
a fim de trabalhar as dificuldades daqueles que apresentarem atraso na
compreensão.
6ª etapa:
Por
fim faremos uma revisão geral das habilidades já vistas e das famílias
silábicas para observar se os alunos aprenderam o conteúdo programado.
Avaliação
Será avaliado o
desempenho dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas e
a capacidade de cada um de interpretação de textos.
a capacidade de cada um de interpretação de textos.
Autor.: Valdinéia Teixeira (Fiona-Ideiaspedagógicas.blogspot)
Trabalho com Sequência didática realizado no dia 20/11/2012
Direitos autorais.: Valdinéia Teixeira - Blogspot
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